Fale
Fale com a gente
::Home ::Estatuto ::História ::Balanço Social ::Diretoria ::Sede e regionais ::Sindicalize-se
Assessoria de imprensa
:: Entre em contato para outras informações Veja mais

Cortejo afro acontece nesta quarta-feira (19) em São Paulo
Sindicato dos Bancários organiza 14ª edição do evento

Para marcar o mês da consciência negra, bancários saem pelas ruas do centro de São Paulo, nesta quarta-feira (19), a partir das 13h, para o tradicional cortejo afro, acompanhados pelo grupo de percussão Nkembi e a cantora Célia Nascimento.

A concentração será em frente ao Edifício Martinelli, sede do Sindicato (Rua São Bento, 413), de onde o grupo seguirá para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, para a missa afro.

Essa será a 14ª edição do cortejo pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em memória à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão.

“De acordo com o Censo da Diversidade 2014, a participação de negros no setor teve um aumento pequeno nos últimos seis anos - apenas 5,7 pontos percentuais. Havia no primeiro Censo, em 2008, 77,4% de brancos e 19% de negros. Em 2014, 71,4% de brancos e 24,7% de negros”, afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Nossa luta é por melhores condições de trabalho para toda a categoria, sem nenhum tipo de discriminação”.

Desigualdade - Segundo a edição de 2012 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, o número de negros admitidos em bancos públicos foi de 4.552, enquanto o de brancos foi mais que o dobro, 10.923. Nos privados, a diferença é maior. Foram admitidos em 2012, 4.364 negros, e um número quase cinco vezes maior de brancos: 19.923. O número de negros demitidos também é maior nos privados: 5.169 bancários contra 1.331 nos públicos.

Itinerário cortejo – O cortejo vai percorrer a Rua São Bento em direção à Praça do Patriarca, Viaduto do Chá, Praça Ramos, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, para na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, depois segue a Avenida São João até a Praça Antônio Prado.


Cecilia Negrão
Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
(11) 3188-5212 ou (11) 99485-4868
cecilia@spbancarios.com.br

 
 
Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
Se você tem problemas de navegação com este site, contate site@spbancarios.com.br